quinta-feira, 21 de abril de 2011

Periscópio discute a relação entre mídia e política

O programa da Rádio Unisinos FM “Periscópio da Mídia – a indústria da comunicação social de cabeça baixo” desta quinta-feira (21 de abril) discutiu, dentre outros temas, a relação entre a mídia e a política, em especial no que tange aos limites do jornalista em avançar sobre determinados assuntos num processo político-eleitoral, além de mais exemplos de desrespeito à legislação, o que traz à tona mais uma vez a necessidade de regulação da Comunicação Social no Brasil, e sobre a quantidade de demissões de jornalistas no país.

Para dar início às discussões do programa, tem-se a veiculação de um trecho de entrevista realizada por Eduardo Menezes com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria Helena Weber, que fala sobre o limite ético na hora de se atingir um alvo durante a campanha eleitoral.

Os jornalistas Anderson Santos e Eduardo Menezes comentaram a utilização dos meios de comunicação nas últimas eleições como forma de garantir um padrão estético que cada vez mais se parece com o que se vê na mídia comercial. Além do uso das redes sociais pelos candidatos, seguindo o exemplo da campanha do presidente estadunidense Barack Obama.

Comentou-se também a atual situação da Comunicação Social no Brasil, em especial no caso da televisão, em que houve destaque para a importância de assistir a TV Brasil, uma emissora estatal utilizando uma concessão pública. Num contexto da Fase da Multiplicidade de Ofertas, em que se destaca o uso da Internet como um elemento de convergência midiática e de se afastar das mídias ditas tradicionais.

O segundo bloco do Periscópio voltou a tratar de denúncias que ligam personagens políticos à propriedade de meios de comunicação, com o caso da “afiliação oculta” até mesmo para a própria Rede Globo. Segundo denúncias que partiram de blogs paraenses, o ex-senador Jader Barbalho teria desde 2001 50% da rádio e da TV Tapajós, retransmissora da Globo na cidade de Santarém.

O Periscópio discutiu também a flexibilização da profissão de jornalista com a notícia do site Comunique-se que 243 jornalistas foram demitidos em menos de quatro meses deste ano, com “destaque” para os 150 demitidos da TV Cultura, emissora público-estatal vinculada à Fundação Padre Anchieta, ligada ao Governo de São Paulo.

Para encerrar o programa, uma entrevista realizada com a professora Dóris Haussen, da PUC-RS, que fala um pouco do contexto histórico dos meios de comunicação, com foco na utilização do rádio durante os governos Vargas, no Brasil, e Perón, na Argentina.

Ouça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário